Nova Etiqueta Energética

Menos classes, maior eficiência

 

O QUE É A ETIQUETA ENERGÉTICA?

A etiqueta energética é uma ferramenta importante para que os consumidores possam compreender melhor e comparar a eficiência de eletrodomésticos como os frigoríficos, os televisores ou as máquinas de lavar loiça ou roupa. Permite fazer escolhas mais sustentáveis e, assim, poupar na fatura da eletricidade.

 

PORQUÊ UMA NOVA ETIQUETA?

De acordo com um inquérito realizado junto dos consumidores, a escala atual induz em erro. Isto porque a maior parte dos eletrodomésticos situa-se, hoje, nas classes A+, A++ e A+++, deixando as classes inferiores vazias, essencialmente porque os aparelhos menos eficientes foram entretanto desaparecendo do mercado. Para resolver este problema, a União Europeia decidiu rever a escala da etiqueta: as classes “+” desaparecem, dando lugar a uma classificação de A a G. Inicialmente, a classe A irá manter-se vazia, para encorajar os fabricantes a desenvolverem equipamentos mais eficientes.

 

QUE ETIQUETAS SERÃO NOVAS EM 2021?

A introdução das novas etiquetas energéticas será organizada em etapas, dependendo dos regulamentos específicos da União Europeia. Em 2021, as novas etiquetas serão implementadas nas lojas físicas e online para os seguintes cinco grupos de produtos:

No dia 1 de março de 2021

  • Aparelhos de refrigeração, como frigoríficos e congeladores, incluindo aparelhos de armazenagem de vinhos;
  • Máquinas de lavar roupa e máquinas combinadas de lavar e secar roupa;
  • Máquinas de lavar louça;
  • Ecrãs eletrónicos, incluindo televisores, monitores e ecrãs de sinalização digitais;

No dia 1 de setembro de 2021

  • Fontes de luz (lâmpadas).



ELEMENTOS COMUNS A TODAS AS ETIQUETAS

 

 

 

AS NOVAS ETIQUETAS